Starflon ou cerâmica – Qual a melhor opção de panela?

São dois antiaderentes usados em utensílios. Compare o Starflon e o revestimento cerâmico.

As panelas antiaderentes revolucionaram a forma de cozinhar no mundo inteiro. O revestimento cerâmico e o Starflon (nome comercial do revestimento de uma fábrica brasileira) são boas opções e vão muito além de não deixar os alimentos ficarem grudados. Eles também oferecem segurança para a saúde e o meio ambiente, praticidade e durabilidade. Mas, qual deles é o melhor?

O primeiro antiaderente sintético aplicado às panelas foi o teflon, nome promocional do PTFE/PFOA. Ele surgiu na década de 1950 e tornou-se o queridinho dos cozinheiros até que, décadas mais tarde, foram divulgados os males provocados pelo polímero antiaderente. Para não perder consumidores, foi preciso procurar novas aplicações: entre elas, o Starflon e o revestimento cerâmico.

A cerâmica e o Starflon

O Starflon é um revestimento antiaderente exclusivo: o fabricante detém o registro da marca, que não pode figurar em outras panelas. São três tipos: T1, T2 e T3. A diferença está na vida útil: o T1 suporta cinco mil ciclos de abrasão (o uso no fogão e a lavagem), enquanto o T5 alcança até 80 mil ciclos.

O fabricante garante que o Starflon é livre de PTFE/PFOA, a matéria-prima do teflon, que ainda está presente na fabricação de panelas no Brasil. Ao se aquecer, o PTFE/PFOA é liberado e reage com os ingredientes, prejudicando o sabor e o aroma.

A substância também está associada a uma série de transtornos para a saúde – de dores de cabeça e enjoos leves até um número maior de casos do mal de Alzheimer. O PTFE/PFOA também impacta o meio ambiente.

A cerâmica é uma velha conhecida da humanidade. Trata-se da produção de artefatos tendo a argila como matéria-prima. Qualquer material sólido, inorgânico e não metálico que seja submetido a altas temperaturas pode ser considerado cerâmico.

Na aplicação industrial, a cerâmica pode adquirir outras propriedades, como a maleabilidade. Na manufatura de panelas, a cerâmica é empregada como um revestimento que confere maior resistência e torna as superfícies antiaderentes.

Prós e contras da cerâmica e o Starflon

Os dois materiais apresentam características semelhantes:

  • antiaderência – o revestimento cerâmico e o Starflon impedem que os alimentos fiquem grudados nos utensílios, facilitando o preparo dos alimentos e a lavagem das panelas;
  • distribuição homogênea do calor – estas panelas se aquecem rapidamente e mantêm o calor por mais tempo. O cozimento é acelerado e os pratos permanecem aquecidos por mais tempo;
  • durabilidade – observados os cuidados com o manuseio, higienização e guarda, tanto o Starflon quanto o revestimento cerâmico apresentam longa vida útil.

A cerâmica apresenta mais um ponto positivo: o material é natural, totalmente livre de substâncias químicas potencialmente nocivas à saúde e ao meio ambiente. Esta é uma vantagem, especialmente para os consumidores que buscam opções mais sustentáveis e seguras.

O revestimento cerâmico é também mais resistente a arranhões e choques, principalmente quando é aplicado a materiais duráveis como o aço inoxidável e o titânio.

O principal problema dos revestimentos sintéticos é a relativa facilidade com que eles se desgastam. O Starflon pode sofrer riscos durante o manuseio das panelas e, mesmo que o material seja atóxico, as arranhaduras comprometem o antiaderente, que passa a reter resíduos dos cozimentos.

As panelas revestidas com Starflon têm cabos e alças de baquelite, um material que é mau condutor de calor: ele se aquece muito lentamente, reduzindo os riscos de acidentes nas cozinhas e até a perda de tempo à procura de um pegador de panelas.

Outro ponto positivo: as tampas das linhas Starflon são confeccionadas em vidro, um material que não interfere no sabor e aroma das refeições. Além disso, fica muito mais fácil inspecionar o cozimento, sem perder o calor destampando as panelas.

Ao comparar com utensílios de revestimento cerâmico, é importante verificar se os produtos também oferecem cabos e alças seguros e de fácil manuseio, além de tampas resistentes e práticas, preferencialmente com escape para o vapor.

A avaliação também deve abranger o material das panelas. A linha Starflon é produzida em aço inox, que em uma segunda etapa é revestido com o antiaderente. Se a opção for por panelas com revestimento cerâmico, o ideal é que elas sejam confeccionadas com o mesmo metal ou outro de qualidade superior, como o titânio, por exemplo.

O preço de panelas revestidas com Starflon ou cerâmica é muito semelhante, quando se consideram as boas opções de revestimento cerâmico. Elas são mais caras do que as panelas de alumínio, mas a eficiência, praticidade, durabilidade e resistência fazem a balança pender para o lado das panelas com Starflon ou cerâmica.

Red Silver: Uma excelente escolha

A Red Silver é uma linha de panelas com revestimento cerâmico antiaderente. Ela é comercializada exclusivamente através do site oficial e não está disponível em lojas físicas e outros sites varejistas.

Os utensílios são produzidos em titânio, um metal empregado há décadas pela indústria em função da sua durabilidade e resistência. O titânio também é totalmente inerte, não transferindo substâncias para os alimentos em preparo.

As panelas recebem o revestimento cerâmico conhecido como RS Non Stick e já foram aprovadas nos mais diversos sites especializados. Há diversos testes veiculados em vídeos nas redes sociais comprovando o bom desempenho, inclusive no “teste do ovo frito”.

O revestimento cerâmico não deixa nenhum alimento ficar grudado nas panelas. Por isso, os utensílios dispensam o uso de óleo de cozinha, mesmo em frituras, grelhados e refogados. As refeições se tornam mais saborosas e saudáveis.

A Red Silver contribui também para a conservação da boa forma física, ou para perder eventuais quilos extras, porque permite o preparo de alimentos com teor muito menor de gordura.

O revestimento antiaderente também facilita a vida dos cozinheiros na hora da lavagem das panelas. Não é preciso perder tempo nem fazer muito esforço físico: basta usar detergente neutro e uma esponja macia para higienizar as panelas, que também podem ser levadas para o lava-louças.

As frigideiras, caçarolas e panelas altas da linha Red Silver são compatíveis com todos os tipos de fogões, inclusive os modernos cooktops por indução eletromagnética, que vêm conquistando um número cada vez maior de cozinheiros.

O revestimento cerâmico é totalmente atóxico e não libera resíduos tóxicos mesmo depois de muito tempo de uso. Os alimentos mantêm o sabor e aroma originais e nenhuma substância nociva é liberada para o meio ambiente.

Por isso, a linha Red Silver é indicada também para aqueles que procuram escolhas mais sustentáveis no seu dia a dia.

Estas panelas aliam praticidade, resistência e longa vida útil ao preparo de refeições saudáveis e saborosas. O desempenho das panelas é também mais rápido, porque o titânio se aquece rapidamente, inclusive permitindo que o fogo seja desligado minutos antes de atingir o ponto desejado, para que os alimentos terminem o cozimento apenas com o calor do metal.

No site oficial da Red Silver, os consumidores podem avaliar as diferentes qualidades das panelas, conferir os kits preparados pelo representante ou montar o seu próprio conjunto, de acordo com as necessidades de cada família.

O site é seguro, com criptografia de ponta a ponta. Os clientes podem informar os dados pessoais e bancários sem medo de ataques de hackers. A empresa facilita o pagamento em até 12 parcelas em qualquer cartão de crédito, mas os consumidores podem optar também por boleto bancário ou Pix.

Gostou? Adquira as panelas Red Silver com um desconto exclusivo por tempo limitado. Acesse:

Deixe um comentário