Qual é a qualidade das panelas Red Silver?

Segurança, praticidade, durabilidade e resistência: confira a qualidade das panelas Red Silver.

Qual é a qualidade das panelas Red Silver? A qualidade das panelas influencia diretamente o resultado final dos preparos culinários. A matéria prima, o processo de fabricação, a seleção do material das tampas, cabos e alças. Nas avaliações a que têm sido submetidas nos últimos anos, a RedSilver tem surpreendido positivamente os consumidores.

São diversos os aspectos que devem ser avaliados. Uma panela de ferro fundido, por exemplo, é um item fundamental para muitos cozinheiros: ela é ideal para cozimentos lentos, como aquelas carnes assadas cujas receitas são transmitidas de geração para geração.

Mas estas panelas são também muito pesadas, fator que compromete o manuseio, aquecem-se muito lentamente (e o resfriamento é ainda mais lento), exigindo técnicas elaboradas de cocção e dão muito trabalho na hora da lavagem. É melhor reservar as panelas de ferro para receitas especiais, preparadas muito raramente.

Outro ponto importante é que as panelas não devem liberar substâncias que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente. Panelas de ferro liberam sais desse metal que são benéficos à saúde; outras, no entanto, podem causar deficiências e doenças.

É o caso das panelas de cobre, que também figuram entre as prediletas dos brasileiros, mas são nocivas ao bem-estar – A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inclusive, proíbe a produção de utensílios não revestidos, porque o cobre pode causar desordens neurológicas e psiquiátricas, danos aos rins, ao sistema nervoso e aos ossos e comprometer a eficiência dos glóbulos vermelhos. Quem não abre mão de um tacho de cobre deve dar preferência aos utensílios revestidos com estanho ou aço inoxidável e nunca usar espátulas e colheres metálicas no manuseio.

O revestimento antiaderente

Desde que surgiram, há várias décadas, as panelas antiaderentes conquistaram boa parte dos cozinheiros do mundo todo, principalmente em função da facilidade na lavagem. Não é possível fazer um “fundo de panela” com elas, mas a praticidade costuma falar mais alto.

O material mais empregado é o politetrafluoretileno (PTFE), conhecido como teflon – ele se tornou tão popular que “teflon” se tornou sinônimo de “antiaderente”. Há mais de 20 anos, no entanto, descobriu-se que, com o uso e o desgaste, o teflon libera substâncias tóxicas.

Arranhado ou submetido a altas temperaturas, o polímero passa a liberar compostos perfluorados tóxicos, como o ácido perfluorooctanoico PFOA), um produto químico altamente persistente, isto é, que permanece por longos períodos no corpo dos animais e no meio ambiente.

Em panelas de teflon arranhadas ou riscadas, o uso por longos períodos, com a liberação contínua do PFOA, causa inflamações respiratórias bastante comuns, que passaram a ser chamadas, nos EUA, de “gripe do teflon”. O acúmulo parece estar associado a alguns tipos de câncer (fígado, pâncreas e testículo), desordens na tireoide e problemas de fertilidade.

A cerâmica

A indústria passou a pesquisar alternativas para a substituição do teflon das panelas. Em muitos países, inclusive no Brasil, o uso do polímero não está proibido, mas é desaconselhado e grande parte dos fabricantes já migrou para outros revestimentos antiaderentes.

Uma opção para o polímero sintético é uma velha conhecida da humanidade: a cerâmica. Nossos ancestrais, há milhares de anos, já modelavam o barro cru ou queimado ao fogo para a produção de utensílios domésticos.

A cerâmica apresenta antiaderência natural aos ingredientes culinários e esta característica foi potencializada com modernas técnicas industriais. Há, contudo, um problema para a popularização das panelas de cerâmica: elas são muito caras, especialmente para os padrões de renda e consumo dos brasileiros.

O revestimento cerâmico

Foi desenvolvido, então, um revestimento que forma um filme antiaderente na superfície interna dos utensílios domésticos confeccionados com metais: é o revestimento cerâmico. A RedSilver é revestida com o RS Non Stick, aplicado em três camadas.

Esta é a principal qualidade das panelas Red Silver, que não deixam nada ficar grudado. O antiaderente atrai muitos consumidores, interessados na praticidade para a higienização, mas estas panelas não são apenas práticas.

A Red Silver dispensa o uso de óleo de cozinha. É possível acompanhar o “teste do ovo frito” em diversos sites de dicas culinárias, observando o alimento deslizar suavemente sobre a superfície. Além de realçar os sabores e aromas, o revestimento representa menos despesas com óleos vegetais, produtos de limpeza e permite o total aproveitamento dos ingredientes.

As panelas RedSilver

As panelas RedSilver também apresentam outras qualidades. Elas são produzidas com uma liga de titânio, um metal mais forte e resistente a deformações e riscos decorrentes de choques e quedas. O titânio não exige grandes esforços para manter a aparência homogênea, sem arranhões nem manchas e é quase tão leve quanto o alumínio, matéria prima mais empregada na indústria brasileira.

As tampas das panelas Red Silver ao produzidas em vidro temperado resistente, que ajuda a compor um visual atraente e permite inspecionar os cozimentos sem destampar as panelas, com a consequente perda de calor.

Panela de titânio faz mal à saúde?

O fundo chato destas panelas ajuda a espalhar o calor de maneira homogênea, impedindo que os preparos resultem em porções cruas enquanto outras já estão ressecadas ou até mesmo queimadas. Este mesmo fundo plano permite o uso nos modernos fogões por indução eletromagnética.

Os cabos e alças são reforçados e ergonômicos, para facilitar o manuseio durante os processos culinários. Além disso, o material é mau condutor de calor, fator que reduz os eventuais acidentes e queimaduras no fogão.

Mesmo em casos de esquecimentos, a limpeza das panelas Red Silver é muito simples. Basta esperar que o utensílio queimado e resfrie, retirar os excessos com folhas de papel-toalha e lavar normalmente, apenas com detergente neutro e esponja macia. Em poucos minutos, a superfície já está recuperada para novos preparos.

Onde comprar as panelas RedSilver

As panelas Red Silver são vendidas exclusivamente através do site oficial. Elas não estão disponíveis em lojas físicas, nem em outros sites de varejo. Com isso, eliminam-se os intermediários e diversos custos de operação, permitindo oferecer os produtos por preços competitivos.

No site, é possível conferir depoimentos de consumidores famosos e anônimos que já se renderam às qualidades das panelas Red Silver, além de verificar todas as promoções, como descontos, frete grátis, brindes, etc.

Os cozinheiros podem escolher um dos kits organizados no site ou montar o seu próprio conjunto de panelas, de acordo com as necessidades de cada família. Os pagamentos podem ser efetuados através de boleto bancário, transferência via Pix ou parcelados em até dez vezes em qualquer cartão de crédito.

O ambiente virtual das panelas RedSilver é bastante seguro, com informações criptografadas de ponta a ponta. Os consumidores podem informar dados pessoais e bancários sem nenhum risco para a segurança das operações.

Para ver os valores promocionais e comprar seu kit de panelas da RedSilver, acesse:

Deixe um comentário