O antiaderente das panelas Red Silver dispensa o uso de óleo, mas tudo depende da receita.
Pode usar óleo nas panelas Red Silver? Apesar de não precisar, sim, pode. Entenda…
A característica mais atraente das panelas Red Silver, à primeira vista, é o revestimento antiaderente. Graças a esta tecnologia exclusiva, estes utensílios dispensam totalmente o uso de óleo no preparo dos alimentos.
Conteúdo:
A empresa responsável pela linha Red Silver disponibiliza um vídeo no Youtube com a apresentação das panelas:
As panelas antiaderentes
As panelas Red Silver são revestidas com três camadas do chamado RS Non Stick, um antiaderente desenvolvido para substituir o PFOA (ácido perfluorooctanoico), matéria-prima do PTFE (politetrafluoretileno).
Desde a década de 1950, o PTFE revolucionou as cozinhas com as panelas antiaderentes, que dispensam o uso de óleo e facilitam imensamente a limpeza destes utensílios de cozinha. Comercializadas com o nome de teflon, as panelas não precisam ser areadas com saponáceos e esponjas de aço.
O PFOA foi incorporado ao revestimento para dar estabilidade ao processo de polimerização e formação do PTFE (o teflon propriamente dito, que é uma substância atóxica, inerte, não combustível e antiaderente).
Anos mais tarde, descobriu-se que o PTFE, com o uso, desprende-se das panelas e torna-se reativo: ele reage com os ingredientes do alimento que está sendo preparado. O “vilão da história” é justamente o PFOA, que provoca dores de cabeça, transtornos gastrointestinais e está associado a uma maior incidência de alguns tipos de câncer.
O antiaderente da Red Silver
O RS Non Stick é o revestimento interno da Red Silver: são três camadas antiaderentes, que impedem que os alimentos grudem nas panelas durante o cozimento. A empresa não informa detalhes da fabricação – é um segredo industrial.
Mesmo assim, sabemos que o revestimento cerâmico é a melhor opção para as panelas antiaderentes. A linha Red Silver não usa PTFE e o preço é inferior ao das panelas de cerâmica, com resultados práticos bastante semelhantes.
Quando se fala em cerâmica, pode-se pensar que se trata de um material frágil, como o dos pratos e xícaras do nosso dia a dia. Mas o revestimento é extremamente resistente e durável. Além disso, a cerâmica é totalmente atóxica.
As panelas Red Silver são confeccionadas em titânio, um metal igualmente resistente. Além disso, ele não sofre riscos nem perde o brilho com o uso cotidiano. O revestimento cerâmico triplo é submetido a altas temperaturas (acima de 1.000°C) durante a fabricação.
E a utilização do óleo?
Por ser naturalmente antiaderente, o revestimento cerâmico das panelas Red Silver dispensa o uso de qualquer tipo de gordura para o preparo dos alimentos. Os cozinheiros não precisam usar óleos vegetais (os populares óleos de soja, girassol, amendoim, etc.), nem gorduras de origem animal, como a manteiga e a banha de porco.
Mas, de acordo com a receita e as preferências familiares, pode-se adicionar óleo na preparação das refeições, sem afetar a durabilidade, a resistência e o aspecto das panelas Red Silver. A eliminação do óleo é indicada especialmente nas frituras tradicionais (ovos, bifes, etc.).
Sem a adição do óleo de cozinha, os pratos preparados se tornam mais saudáveis, contribuindo inclusive para quem quer ou precisa perder peso. Isto, no entanto, não impede que os cozinheiros incluam ingredientes nobres, como azeite e óleo de coco.
Sem usar óleo, o preparo das refeições se torna também muito mais prático. A gordura aquecida suja o fogão e até mesmo as paredes da cozinha, mas, usando uma panela Red Silver, a limpeza final se torna rápida e fácil.
Vale lembrar que mesmo as “gorduras do bem” são efetivamente gorduras e tornam qualquer refeição mais calórica. Além disso, o consumo muito frequente (e os excessos) pode ser prejudicial à saúde, causando danos à circulação sanguínea, ao fígado, etc.
Mais vantagens da Red Silver
Além de dispensar o uso do óleo de cozinha no dia a dia, tornando as refeições saudáveis sem prejudicar o sabor, a Red Silver apresenta excelente custo-benefício: em boas condições de uso, tem uma longa vida útil.
A limpeza das panelas Red Silver é feita apenas com detergente neutro, esponja macia e água, sem necessidade de usar esponjas de aço, saponáceos e produtos abrasivos. No caso de um acidente doméstico que provoque a queima dos alimentos em preparo, basta deixar a panela de molho por alguns instantes e retirar os restos com ajuda de papel-toalha umedecido.
São necessários alguns cuidados. Antes do primeiro uso, é preciso untar as panelas e levá-las ao fogo por alguns minutos. Depois de resfriadas, basta lavá-las e já estão prontas para cozinhar, grelhar, etc.
É preciso prestar alguma atenção também na hora de guardar as panelas Red Silver, evitando empilhá-las ou deixá-las em contato com materiais pontiagudos ou cortantes. No dia a dia, recomenda-se o uso de utensílios de silicone no preparo dos alimentos.
As panelas Red Silver podem ser levadas a qualquer tipo de fogão: elétrico, a gás e por indução eletromagnética, graças ao fundo plano de titânio. O material é um excelente condutor de calor, tornando o cozimento rápido e homogêneo, o que também significa economia na conta de gás ou de energia elétrica.
O design sofisticado das panelas Red Silver é outro atrativo importante. O interior dos utensílios vem na cor vermelha clássica. Na parte externa, duas linhas cromadas são a “assinatura” da marca.
As tampas (que inclusive podem ser adquiridas individualmente) são confeccionadas em vidro bastante resistentes, para que os cozinheiros possam observar o cozimento sem necessidade de destampar as panelas (e perder parte do calor).
Os cabos e alças são ergonômicos, facilitando o manuseio. As panelas Red Silver são leves e resistentes. Para adquiri-las, basta acessar o site oficial: www.redsilverbrasil.com.br. Estes utensílios não estão à venda em lojas físicas, nem em outros sites comerciais.