Conheça as panelas que não deixam nada grudar. Os benefícios vão muito além da praticidade.
Conheça as panelas que não deixam nada grudar. Os benefícios vão muito além da praticidade.
Muitas pessoas, entre homens e mulheres, já descobriram os prazeres da culinária. Cozinhar pode ser uma tarefa divertida e relaxante, mas é preciso vencer alguns obstáculos: evitar que os alimentos grudem nas panelas é um deles.
E, se cozinhar é inclusive uma atividade terapêutica, lavar as panelas depois do preparo das refeições definitivamente é o ônus da tarefa, especialmente quando os utensílios ficam cobertos por restos de comida de retirada bastante difícil.
As escolhas possíveis de panelas que não gruda
A solução mais simples e prática é a substituição das panelas por outras, revestidas com material antiaderente. Então, surgem algumas dúvidas. As panelas de cerâmica, por exemplo, são naturalmente revestidas por uma película cerosa muito fácil de limpar.
O problema é que as linhas confeccionadas em cerâmica (há também potes especiais para líquidos e pastas gordurosas) são muito caras, quase sempre vendidas por preços além do orçamento familiar do brasileiro médio.
Optar pelas panelas de teflon também não é uma boa saída. Estas panelas, fabricadas há quase um século, são revestidas por um filme plástico transparente, bastante fácil de lavar. Esta película, no entanto, é frágil, desgasta-se com o tempo de uso (e também com o uso indevido, como o manuseio dos ingredientes com espátulas metálicas e outros utensílios pontiagudos).
A matéria prima do teflon é o PTFE (politetrafluoretileno), um material potencialmente tóxico. Com o desgaste das panelas, elas passam a desprender partículas minúsculas desse plástico, principalmente quando são frequentemente expostas a altas temperaturas.
No longo prazo, a ingestão pode causar problemas sérios de saúde, inclusive alguns tipos de câncer. O risco, pelo que indicam estudos recentes, está associado à degradação do PTFE, que, muito aquecido, passa a reagir com outras substâncias e forma os carcinogênicos, uma vez que o teflon, em si, é estéril.
Felizmente, foi encontrada uma solução que garante um antiaderente eficaz, sem os prejuízos para a saúde – e também para o bom aspecto das cozinhas. Trata-se do revestimento cerâmico, que é aplicado em panelas confeccionadas com metais tradicionais: os mais comuns são o alumínio, o aço inoxidável e o titânio.
O revestimento cerâmico de boa qualidade é uma garantia de que nenhum alimento ficará grudado nas panelas e, mesmo na ocorrência de acidentes domésticos (como deixar a panela no fogão enquanto atende ao telefone), a tarefa de limpeza é bastante facilitada.
Uma excelente escolha
Mas o ideal é procurar produtos que não apenas evitem que os alimentos fiquem grudados, mas que também sejam práticos, ergonômicos, duráveis e bonitos. Sempre que possível, as panelas de alumínio devem ser evitadas, porque o metal é muito maleável e pode amassar e apresentar fissuras com o passar do tempo.
O aço inox é muito mais resistente, motivo por que também é muito mais caro do que as panelas de alumínio. O problema, aqui, é que a composição da liga de aço utilizada na fabricação contém níquel, um metal tóxico que começa a se desprender gradualmente com o uso.
Ainda não há estudos definitivos sobre as consequências da ingestão do níquel (presente nas panelas de inox) e das substâncias resultantes da oxidação do alumínio, mas especialistas afirmam que o uso não é indicado para portadores de alergias, cujos sintomas seriam potencializados.
As técnicas de fabricação mais recentes passaram a usar o titânio como matéria prima. Trata-se de um metal neutro, que não interfere no metabolismo nem libera substâncias tóxicas. Além disso, o titânio com revestimento cerâmico é uma das melhores opções para quem não quer lidar com alimentos grudados nas panelas, nem com as dificuldades da limpeza dos utensílios.
O titânio também proporciona outras vantagens:
- é excelente condutor de calor, aquecendo as panelas de forma homogênea, fato que permite o cozimento por igual. Além disso, o titânio retém o calor, reduzindo o tempo de cocção e proporcionando economia de gás ou eletricidade;
- é extremamente resistente e menos sujeito a arranhões, fissuras e amassados, ampliando consideravelmente a vida útil das panelas, um fator que deve ser considerado na avaliação do custo-benefício;
- além de resistente, o titânio é também um metal leve, o que facilita bastante o manuseio das panelas durante os processos de cozimento;
- o titânio é estéril. Isto significa que ele não libera nenhuma substância, mesmo quando submetido a altas temperaturas.
A melhor escolha de panela que não gruda nada
As panelas RedSilver são fabricadas em titânio. A matéria prima recebe uma camada tripla de revestimento cerâmico antiaderente, para garantir o uso prolongado sem prejuízo da característica de não deixar grudar nada.
A composição das panelas RedSilver permite inclusive fazer frituras e refogados sem óleo, uma qualidade que vem atraindo um número cada vez maior de consumidores. Além de não grudar os alimentos no fundo e nas laterais, elas também os tornam mais saudáveis, uma vez que é possível preparar um bife, ou ovo frito ou uma porção de batatinhas sem adição de óleos vegetais.
Os óleos mais comumente usados na culinária brasileira – soja, amendoim e milho – estão associados a alguns transtornos de saúde, como doenças vasculares e distúrbios cardíacos. Ao permitir a redução dos óleos vegetais no preparo das refeições, as panelas Red Silver contribuem para uma vida mais saudável.
Outro aspecto importante é que, ao preparar os alimentos sem óleos vegetais, a ingestão calórica é bastante reduzida. Portanto, ao escolher a RedSilver, o consumidor está optando não apenas por uma panela que não gruda, mas que também ajuda a manter a boa forma física.
As panelas Red Silver proporcionam mais um benefício importante: como os alimentos não ficam grudados, elas são muito mais fáceis de limpar. Basta usar detergente ou sabão neutro e uma esponja macia, sem se esforçar para lavar as panelas.
O preço fica acima do observado em panelas de alumínio, mas a Red Silver é muito durável e custa menos do que produtos similares, com revestimento antiaderente cerâmico. Ela também ajuda a economizar, porque dispensa o uso de esponjas de aço, saponáceos e outros materiais de limpeza.
Quem quer uma panela que não gruda e ao mesmo tempo é também eficaz, durável, ergonômica, prática e bonita certamente se sentirá satisfeito com a escolha da RedSilver. No médio prazo, a diferença de preços é rapidamente superada, já que estas panelas foram concebidas para permanecer em uso durante muitos anos.