Panelas Red Silver ou Rochedo: qual é melhor?

Rochedo é uma marca mundialmente conhecida. Confira o comparativo com a Red Silver.

Mas já avisamos, não tem comparação. A RedSilver está em outro nível.

A marca Rochedo está presente no país há mais de 60 anos. Em 2005, ela foi adquirida pelo grupo francês SEB, que também detém os direitos das marcas Panex, Penedo e Clock e é o maior vendedor de eletroportáteis e utensílios domésticos do mundo (na época, as quatro marcas representavam mais de 70% do mercado de panelas brasileiro).

Para comparar a qualidade, vamos usar as linhas Smart e Stone da Rochedo, que, por terem revestimento antiaderente em toda a linha de panelas, formas, fervedores, caçarolas e panelas de pressão, competem no mercado diretamente com a linha Red Silver.

Red Silver ou Rochedo?

As panelas das linhas Rochedo Smart e Stone são confeccionadas em alumínio, um metal leve, fácil de manusear e bom condutor de calor. Alguns cozinheiros podem se ressentir da leveza extrema, que reduz a estabilidade das panelas no fogão.

Em seu site, o fabricante não informa o tipo de antiaderente aplicado às panelas Rochedo Smart e Stone, mas o mesmo grupo SEB é detentor da empresa Tefal (no Brasil e no Japão, T-fal), fabricante das primeiras panelas antiaderentes, ainda nos ano 1950. A T-fal (um contração dos termos teflon e alumínio) opera ainda hoje no Brasil e em vários outros países.

Seja como for, o site afirma que o revestimento das linhas Rochedo Smart e Smart é livre de PFOA (ácido perfluorooctanoico), a substância tóxica formada pelo desgaste do teflon. Não encontramos nenhuma outra referência ao tipo de revestimento.

Em avaliações qualitativas, os consumidores consideram as cores de alguns conjuntos das duas linhas da Rochedo. O interior das panelas pode ser vermelho (disponível em três tons), cinza e preto. Muitos clientes consideram que as cores mais escuras prejudicam a supervisão dos cozimentos.

O revestimento é aplicado também no exterior e nas tampas das panelas, para facilitar a lavagem após o uso. Muitos clientes, também em pesquisas qualitativas, consideram a característica como ponto fraco, porque as cores escurecem depois de um tempo de uso e prejudicam o visual das panelas.

Os preços são bastante convidativos, talvez os principais atrativos da Rochedo. Na linha Stone, um conjunto de seis panelas sai por R$ 600 e, na linha Smart, por R$ 750. A pesquisa de preços foi realizada em diversas lojas virtuais, como Magazine Luiza e Amazon. Peças avulsas também podem ser adquiridas.

A RedSilver

Não é possível comparar produtos estruturalmente diferentes. As linhas da Rochedo providas com revestimento sintético recebem filmes plásticos (polímeros) responsáveis pela antiaderência, semelhantes ao teflon, mesmo que não tenham os efeitos negativos do PTFE e do PFOA.

As panelas Red Silver fazem parte de uma nova geração, que surgiu a partir da constatação dos malefícios do teflon. A solução foi encontrada no revestimento cerâmico, que proporciona as características da cerâmica, um material natural, mas com custos mais baixos.

Além do revestimento, o corpo das panelas é confeccionado com ligas de titânio, um metal pouco mais pesado, mas resistente e estável, o titânio é o material mais empregado na indústria de utilidades domésticas.

A Red Silver desenvolveu um revestimento exclusivo, o RS Non Stick, aplicado em três camadas, para impedir que qualquer ingrediente fique grudado no fundo das panelas. O antiaderente é a característica que desperta mais interesse dos consumidores, mas não é a única.

Além de ter sido aprovada com distinção e louvor no “teste do ovo frito” (há diversas reproduções de vídeos na internet), a Red Silver oferece vários outros benefícios para os cozinheiros e suas famílias:

  • elas dispensam o uso de óleo nos preparos, tornando as refeições mais saudáveis e evitando respingos e sujeira no fogão;
  • aproveitam ao máximo os ingredientes, garantindo todos os aromas e sabores esperados nas receitas;
  • não liberam substâncias tóxicas, como o PTFE e o PFOA presentes no teflon;
  • são indicadas por nutricionistas e médicos;
  • podem ser levadas a todos os tipos de fogões: a gás, elétricos e por indução eletromagnética.

A praticidade se estende também à lavagem depois do uso. Basta esperar as panelas esfriarem, para evitar choques térmicos, e lavá-las com água, detergente neutro e esponja macia. A Red Silver dispensa o uso de esponjas de aço, saponáceos e outros produtos abrasivos, gerando uma economia extra.

Muitos consumidores não refletem muito quando querem ou precisam renovar a cozinha, seja por não ter informações suficientes, seja por acreditar que “panela é tudo igual”. No entanto, é preciso ficar um pouco mais atento, porque panelas de má qualidade podem inclusive prejudicar a saúde e o meio ambiente.

Quem está acostumado com panelas que amassam com o menor impacto ou começam a descascar o revestimento antiaderente depois de pouco uso, substituindo o utensílio em um ano e ficando surpreso quando a panela atinge o segundo aniversário ainda “em atividade”.

As panelas Red Silver são mais caras, mas oferecem um desempenho durável resistente, prático, bem acima do propiciado por outras marcas. Elas também fazem o consumidor economizar no dia a dia, comprando menos óleo de cozinha e menos produtos de limpeza, por exemplo.

As vendas das panelas Red Silver ocorrem somente pelo site oficial da empresa: elas não estão disponíveis em lojas físicas e outros sites de varejo. As compras podem ser pagas através de boleto bancário, transferência (Pix) ou parceladas em até 12 vezes sem juros em qualquer cartão de crédito.

Sempre que possível, é importante fazer um bom planejamento financeiro e adquirir os melhores produtos disponíveis no mercado. Não é luxo, é praticidade, conforto e segurança, que interferem diretamente na qualidade de vida.

Gostou? Para comprar as panelas RedSilver, acesse:

Deixe um comentário