Um dos principais atrativos das panelas com revestimento cerâmico é a facilidade para lavar.
As panelas com revestimento cerâmico atraem a atenção dos consumidores por dois motivos principais: elas não deixam nada ficar grudado, realçando os sabores e garantindo melhor aproveitamento dos ingredientes e são muito práticas na hora de lavar.
Existem várias outras razões para adquirir panelas com revestimento cerâmico (das quais falaremos rapidamente um pouco adiante), mas a praticidade no manuseio certamente é o que mais encanta e atrai os cozinheiros.
Como lavar panelas com revestimento de cerâmica?
É importante seguir sempre as recomendações do fabricante, que podem variar ligeiramente de uma marca para outra, mas existem algumas linhas gerais para o manuseio e a lavagem. Aliás, se houver orientações muito elaboradas, os consumidores precisam estar atentos, porque podem estar lidando com imitações e produtos de péssima qualidade.
Uma das principais opções entre as panelas com revestimento cerâmico é a linha RedSilver, trazida para o Brasil em 2020, que já conquistou milhares de consumidores satisfeitos em função da resistência, durabilidade e praticidade. Em linhas gerais, as instruções para a lavagem são as seguintes:
- antes do primeiro uso, as panelas com revestimento cerâmico devem ser enxaguadas e muito bem enxugadas;
- em seguida, os cozinheiros precisam espalhar um pouco de óleo vegetal, formando um filme contínuo em toda a superfície antiaderente. É como se estivessem untando uma forma para assar um bolo. Este procedimento é conhecido como “cura” da panela;
- com o óleo espalhado na superfície interna das panelas, elas devem ser levadas ao fogo (pode ser em temperatura baixa ou média) por dois ou três minutos (o tempo depende da potência da chama, que geralmente é menor nos fogões com botijões de gás);
- as panelas com revestimento cerâmico devem ser lavadas e já estão prontas para o primeiro uso efetivo.
No uso diário, a lavagem é simples e rápida. É o próprio antiaderente do revestimento cerâmico que facilita o trabalho. Siga o passo a passo para garantir uma longa vida útil para as panelas antiaderentes:
- espere as panelas esfriarem totalmente, atingindo a temperatura ambiente. Isto leva de 15 a 20 minutos e é importante para evitar choques térmicos, que podem trincar o revestimento cerâmico, comprometendo a sua eficiência;
- lave a superfície interna das panelas apenas com água, esponja macia e detergente neutro. O sabão em barra também pode ser usado, desde que o produto não apresente grânulos, que são incluídos justamente para aumentar o atrito e facilitar a higienização;
- nunca use esponjas de aço nas superfícies revestidas com cerâmica. Apesar de ser tentador usar produtos de “mil e uma utilidades”, a abrasão compromete o antiaderente. No caso de esponjas de dupla face, use a mais macia;
- a limpeza da superfície externa varia de acordo com o material das panelas. No caso das panelas Red Silver, que são fabricadas em titânio, esponja macia e detergente são suficientes (outras panelas, de alumínio ou aço inox, precisam ser esfregadas com esponjas de aço, saponáceos, etc., mas o procedimento prejudica a aparência, especialmente dos utensílios coloridos);
- enxágue em água corrente e deixe secar no escorredor de pratos, ou seque com um pano de prato macio;
- para guardar as panelas, nunca as deixe empilhadas, para evitar que o atrito provoque riscos e amassados.
O revestimento cerâmico dispensa o uso de produtos abrasivos, como saponáceos, água sanitária ou álcool, por exemplo. Quem prefere deixar as panelas secarem naturalmente pode borrifar uma solução de água e álcool, na proporção 10:1, para impedir a proliferação de micro-organismos nocivos.
No lava-louças
As panelas com revestimento cerâmico também podem ser levadas ao lava-louças, desde que o metal usado na fabricação seja aço inoxidável ou titânio (é o caso das panelas Red Silver: o titânio é o material que sofre menos danos no lava-louças).
Nunca coloque panelas de alumínio, cobre ou ferro fundido no lava-louças. Também não é recomendada a limpeza dos utensílios esmaltados ou revestidos com teflon, que podem sofrer riscos e ficar com o revestimento danificado.
Com relação às panelas Red Silver, basta retirar os restos das panelas e colocá-las no lava-louças, sempre seguindo as instruções do fabricante. Algumas destas máquinas possuem operação de pré-lavagem, mas isto não é necessário no caso das panelas com revestimento cerâmico.
Panelas queimadas
Mesmo os cozinheiros mais experientes podem sofrer alguns acidentes na cozinha. Envolvidos em diversas atividades domésticas ao mesmo tempo, não é incomum esquecer panelas no fogo e, em poucos minutos, ver-se envolvidos em verdadeiros desastres.
Mas tudo tem solução e, no caso das panelas com revestimento cerâmico, recuperar as panelas queimadas não é uma tarefa difícil. Basta retirá-las do fogo e deixar que esfriem totalmente. Nunca coloque panelas aquecidas sob o jato de água fria, para não complicar ainda mais a situação.
Uma vez que as panelas com revestimento cerâmico atinjam a temperatura ambiente, coloque água fria até cobrir totalmente os resíduos torrados. Espere diluir, derrame a água e comece a retirar os ingredientes desperdiçados com uma folha de papel-toalha macia.
Faça movimentos circulares e não é necessário aplicar muita força. Repita a operação até eliminar totalmente os resíduos, que, se forem muito volumosos, podem exigir dois ou mais banhos de água.
Em seguida, lave as panelas normalmente, com esponja macia e detergente neutro. Nunca use objetos pontiagudos para retirar os resíduos, porque eles poderão arranhar o revestimento antiaderente, causando danos irreversíveis.
Em casos muito graves, quando os ingredientes se queimam e ficam grudados em toda a superfície interna, é possível usar uma solução caseira para recuperar as panelas. Deve-se misturar:
- 250 ml de água morna;
- 120 ml de vinagre de álcool;
- uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Coloque a solução na panela e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, despeje o líquido e comece a retirar os resíduos com o papel-toalha (se ainda estiverem muito grudados, repita a operação por mais tempo).
Em seguida, lave as panelas com detergente neutro e esponja macia. Se a superfície externa estiver com manchas de queimaduras, pode-se usar uma esponja de aço nos utensílios de aço inox e alumínio.
Outra opção é fazer uma pastinha com vinagre de álcool e bicarbonato de sódio, aplicar sobre o queimado e deixar agir por 30 minutos, lavando em seguida com detergente neutro e esponja macia, para evitar danos mais extensos.
Não esqueça que o vinagre de álcool e o bicarbonato de sódio são substâncias abrasivas, isto é, eles agem justamente raspando o metal e desgastando-o. Por isso, estas operações devem ser realizadas apenas em casos de emergência.
O inox tende a ficar com manchas amareladas indeléveis, enquanto o alumínio é um material muito fácil de riscar. Mesmo no uso normal do dia a dia, a aparência vai ficando gradualmente comprometida. Por isso, com o passar do tempo, as panelas de inox ou alumínio precisam ser substituídas.
Isto não acontece com as panelas de titânio (como a Red Silver), um metal muito mais resistente e virtualmente indestrutível. O titânio, assim como o inox, também é totalmente inerte e não reage com os ingredientes – o alumínio, com o desgaste natural pelo uso, pode liberar substâncias tóxicas para a saúde humana e para o meio ambiente.
As panelas RedSilver
Como se pode ver, as panelas Red Silver são as mais fáceis de lavar. Mas este não é o único atrativo. Nos “testes do ovo frito”, que podem ser visualizados em diversos vídeos, estas panelas demonstram que realmente não deixam nada ficar grudado.
Além disso, as panelas Red Silver são totalmente livres de PTFE (politetrafluoretileno), o polímero presente nas panelas de teflon. O PTFE, submetido a altas temperaturas, libera ácido perfluorooctanoico (PFOA), uma substância prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Ao escolher a marca, os cozinheiros contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida de toda a família.
Com o manuseio adequado e seguindo as orientações para conservação, as panelas Red Silver são praticamente indestrutíveis. Ao optar por elas, o consumidor está adquirindo utensílios que podem durar por toda a vida.
As panelas RedSilver são vendidas exclusivamente através do site oficial. Elas não estão disponíveis em lojas físicas, nem em outros sites de varejo. É preciso ficar atento para não comprar imitações.
Além disso, apenas no site oficial é possível conferir as promoções da Red Silver: descontos, parcelamento sem juros em até 12 vezes em qualquer cartão de crédito, frete grátis para todo o país, etc.
Os consumidores podem adquirir panelas avulsas ou optar por um dos kits disponibilizados pela representante da marca, que oferece panelas altas, caçarolas e frigideiras, além de forma de assar, leiteira e uma exclusiva churrasqueira de fogão.
Gostou? Quer comprar as panelas RedSilver? Acesse: