Comparativos entre as marcas mostram que a panela Red Silver é melhor que a concorrente.
Escolher as melhores panelas, de acordo com as necessidades de preparo dos alimentos, pode fazer diferenças sensíveis no resultado final das refeições. Nós pesquisamos comparativos entre as panelas Red Silver e as linhas antiaderentes da Tramontina e os resultados apontam: a Red Silver é melhor do que a concorrente.
A Red Silver é uma linha de panelas confeccionada em titânio com revestimento cerâmico antiaderente, o material considerado mais resistente, seguro e eficiente. A Tramontina, marca tradicional no mercado, usa a mesma técnica na produção de panelas que não grudam, mas outros aspectos indicam qual é a melhor escolha.
Red Silver ou Tramontina: Qual panela é a melhor?
01. Custo-benefício
As panelas Red Silver chegaram recentemente ao mercado brasileiro, para competir com outras marcas cuja qualidade é reconhecida há muitos anos pelos consumidores. No preço unitário, a Tramontina sai na frente com pequena margem, mas nos kits com várias panelas a vantagem recai sobre a Red Silver.
Além disso, não é possível comparar apenas os preços das panelas: é preciso verificar a durabilidade. Afinal, não adianta encontrar um valor mais baixo, se o utensílio terá de ser trocado em um ou dois anos.
As panelas Red Silver apresentam vida útil mais longa. Respeitadas as recomendações do fabricante, estes utensílios podem ser usados durante quatro anos ou mais, sem perder a eficiência. Nestes casos, o preço só seria um fator a ser considerado se fosse inferior à metade.
Outro ponto importante: o revestimento cerâmico das panelas Red Silver comprovadamente dispensa o uso de óleo no preparo dos alimentos, e isto implica uma economia constante durante toda a vida útil.
Comparando o preço dos produtos, a vida útil esperada, a economia com a dispensa de alguns ingredientes e a eficiência constante, mesmo depois de vários anos de uso, é possível concluir que as panelas Red Silver são melhores.
02. Tecnologia
A Tramontina oferece diversas linhas de panelas, confeccionadas com alumínio, aço inoxidável e revestimento cerâmico antiaderente. A comparação com as panelas Red Silver só é possível no último caso, dos utensílios que não deixam os alimentos grudarem.
O fabricante das panelas Red Silver desenvolveu o RS Non Stick, um revestimento cerâmico exclusivo, cuja formulação não é tornada pública, mas, de acordo com a legislação brasileira, precisa seguir determinadas regras de segurança, eficiência e durabilidade.
O RS Non Stick tem demonstrado, em testes diferentes, melhor eficiência na cocção dos alimentos. Além de não deixar nada grudar, o que facilita tanto o preparo como a lavagem dos utensílios, o revestimento das panelas Red Silver é também mais seguro.
Isto porque o filme formado pelo revestimento torna a superfície das panelas mais uniforme – são justamente os ressaltos (muitos deles invisíveis a olho nu) que comprometem a qualidade.
E, como esses ressaltos tendem a ficar mais salientes com o uso, a uniformidade no revestimento é uma característica muito procurada pela indústria de utensílios domésticos. A Red Silver conseguiu obter resultados superiores.
A segurança das panelas Red Silver não se limita ao manuseio dos alimentos. O revestimento cerâmico mantém a coesão por muito mais tempo – é possível que as panelas sejam trocadas por outros motivos muito antes que ocorram desgastes.
Muito menos suscetível a rachaduras e trincas, o RS Non Stick não libera substâncias que possam reagir com os ingredientes das receitas culinárias. Fora, justamente essas reações que provocaram o banimento do teflon (nome comercial do PTFE, ou politetrafluoretileno) em diversos países.
O teflon ainda pode ser encontrado em algumas panelas disponíveis no mercado brasileiro (não é o caso da Tramontina, nem da Red Silver). O material comprovadamente afeta as vias aéreas e, no médio prazo, prejudica o funcionamento dos rins e do fígado. Alguns estudos indicam que o teflon também está associado a alguns tipos de câncer.
Os fabricantes das panelas Red Silver também se preocuparam com outros aspectos. É o caso da ergonomia. Os cabos são emborrachados, facilitando o manuseio e a lavagem. Além disso, eles absorvem menos calor, proporcionando maior segurança aos cozinheiros.
As tampas de vidro das panelas Red Silver (também presentes em algumas linhas da Tramontina) permitem visualizar os alimentos em preparo sem necessidade de destampar as panelas, garantindo aquecimento uniforme para a cocção.
03. Conclusão
Respeitadas as recomendações do fabricante para o uso, a Red Silver pode ser considerada melhor – provavelmente, trata-se da melhor marca de panelas com revestimento cerâmico antiaderente disponível no mercado brasileiro.
É importante lembrar, por outro lado, que os cozinheiros precisam zelar pelas panelas, evitando quedas, o uso de utensílios pontiagudos e metálicos durante os procedimentos culinários e não empilhando as panelas no armário, para evitar atritos.