Confira dicas definitivas para escolher as panelas que devem ser compradas.
Esta é uma dúvida frequente de muitas pessoas: “Quais panelas devo comprar?”, perguntam-se recém-casados (e também recém-divorciados), pessoas que decidem morar sozinhas pela primeira vez, recém-chegados a novas cidades para trabalhar ou estudar, etc.
Saber escolher as panelas é fundamental para o conforto, o bem-estar e até para a segurança doméstica. Mesmo para quem não gosta de passar muito tempo na cozinha, a seleção adequada evita uma série de contratempos, como não ter onde fritar um bife ou ferver água para o café ou para os cozimentos mais lentos e prolongados.
Quais são os tipos de panelas?
Existem panelas produzidas em diferentes materiais, como ferro, alumínio, aço inox, titânio, vidro, etc. Para o dia a dia, as mais práticas são as antiaderentes, mas, mesmo entre elas, são diversas as opções.
Em uma cozinha básica, não podem faltar:
- frigideiras (pelo menos duas, de diâmetros diferentes);
- panelas altas e caçarolas, para o preparo de arroz, macarrão, cozidos rápidos;
- panela de pressão, para o feijão e outras leguminosas (ervilha partida, lentilha, etc.);
- formas, para assar pães, bolos e tortas;
- uma leiteira com boa capacidade, para aquecer os diferentes líquidos (inclusive água).
Ao avaliar quais panelas devem ser compradas, os novos cozinheiros precisam estar atentos à capacidade. Panelas maiores permitem a produção de quantidades maiores, mas também demoram mais tempo para aquecer e dão mais trabalho para lavar.
Os utensílios com 20 cm a 30 cm de diâmetro são suficientes para preparar as refeições de uma família de quatro pessoas. Uma panela de pressão de quatro litros é a escolha ideal, e assim por diante.
Com o kit básico formado – as peças podem ser compradas individualmente, caso não haja dinheiro suficiente para adquirir um conjunto completo – a cozinha pode ser complementada de acordo com as preferências individuais: panquequeira, bistequeira, panela wok, etc.
Qual o melhor material?
As panelas antiaderentes são as mais práticas para o uso diário. Além de garantir um melhor aproveitamento dos ingredientes, elas são mais fáceis de lavar e conservar. Mas é preciso estar atento ao material empregado.
As primeiras panelas do tipo foram as revestidas com teflon, nome comercial do politetrafluoretileno (PTFE), que ainda podem ser encontradas nas lojas brasileiras. Décadas depois do lançamento, descobriu-se que o PTFE, quando aquecido, libera ácido perfluorooctanoico (PFOA), uma substância nociva para a saúde e também para o meio ambiente. É preciso fugir delas.
Panelas de cerâmica são naturalmente antiaderentes, mas elas são muito caras, o que reflete a qualidade e a durabilidade. Uma excelente opção são os utensílios com revestimento cerâmico, com preços mais acessíveis.
Na nossa avaliação, a escolha certa é a Red Silver, uma linha de panelas confeccionada em titânio, um metal ultrarresistente, com vida útil prolongada apenas com alguns cuidados básicos na lavagem, conservação e armazenamento.
O titânio é um material mais forte do que o aço inoxidável (as panelas dos dois metais são comercializadas por preços equivalentes) e muito mais resistente do que o alumínio, a matéria-prima mais comum utilizada no mundo inteiro.
O metal das panelas Red Silver é também inerte: o titânio não reage com os ingredientes culinários, mesmo sob altas temperaturas. Isto garante a manutenção da saúde física e garante alimentos mais saborosos e saudáveis.
As panelas Red Silver são revestidas com um antiaderente exclusivo: o RS Non Stick. O material não deixa nada ficar grudado nas superfícies internas, o que acelera os cozimentos, permite melhor aproveitamento dos ingredientes e facilita bastante a higienização dos utensílios.
O titânio é um metal que se aquece rapidamente e mantém a temperatura mesmo depois que o fogão é desligado, garantindo uma cocção uniforme e mais rápido: isto permite economia de gás ou energia elétrica. O material é também leve, o que facilita bastante o manuseio.
Estas panelas dispensam o uso de óleo para as frituras e grelhados. É possível, fritar um ovo sem nenhuma gota de gordura: o alimento desliza no fundo da frigideira, atingindo o ponto ideal em poucos minutos. A praticidade se estende para filés, legumes salteados, etc.
Na lavagem, a Red Silver dispensa o uso de esponjas de aço e de produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos, água sanitária e álcool. Basta esperar que as panelas atinjam a temperatura ambiente, para lavá-las apenas com esponja macia e detergente neutro, sem grande esforço e sem gastar dinheiro com uma série de produtos.
As panelas Red Silver também podem ser levadas ao lava-louças. Basta eliminar os restos com um papel-toalha e seguir as instruções do fabricante. Vale lembrar que as panelas de alumínio precisam ser lavadas na pia, para prolongar a vida útil.
O revestimento cerâmico da Red Silver mantém as características por vários anos, com alguns cuidados básicos. O titânio, por sua vez, não sofre arranhões nem amassados, mantendo o visual atraente e a funcionalidade das panelas.
O revestimento cerâmico é a escolha ideal para quem quer praticidade e não quer ou não pode perder tempo areando e dando brilho nas panelas, ao contrário do aço inox, que exige uma dedicação extra por parte dos cozinheiros.
Mais pontos a serem observados
Há outras características que devem ser observadas para decidir quais panelas devem ser compradas:
- evite produtos muito baratos. Se o preço está abaixo da média, a qualidade certamente está comprometida. Lembre que uma panela que custa R$ 100, mas dura apenas um ano, custa o dobro de uma panela de R$ 200 com vida útil de quatro anos;
- verifique cabos e alças. Alguns utensílios apresentam pegadores mal fixados (em certos casos, são apenas colados). Além de ter a vida útil reduzida, eles podem ser responsáveis por acidentes mais ou menos graves na cozinha;
- escolha tampas resistentes. Uma boa opção são as tampas de vidro, que permitem checar o preparo sem necessidade de destampar as panelas e perder calor, comprometendo o sabor e a textura;
- confira o acabamento. Um design elaborado indica que o produto recebeu maior atenção por parte do fabricante.
As panelas Red Silver são produzidas com cabos emborrachados e ergonômicos muito bem fixados, que facilitam o manuseio e reduzem os riscos de acidentes. Os cabos são revestidos com silicone, que retarda a propagação do calor e evita queimaduras para o cozinheiro.
No caso das caçarolas, elas recebem alças paralelas: são panelas para cozimentos mais prolongados, que não exigem que o cozinheiro fique movimentando os ingredientes. As panelas altas apresentam cabos resistentes, muito úteis inclusive para saltear ou flambar.
As panelas Red Silver atraem também pela beleza: elas exibem o vermelho do revestimento cerâmico na superfície interna, o cinza-chumbo do titânio no exterior e dois anéis cromados que percorrem toda a circunferência, conferindo elegância.
As tampas das panelas Red Silver são produzidas em vidro temperado bastante resistente, para que se possa verificar os cozimentos. Além disso, elas são vendidas separadamente: ninguém precisa ficar com um monte de tampas no armário, que não são usadas no preparo das refeições.
Onde encontrar as panelas RedSilver?
As panelas Red Silver são comercializadas exclusivamente através do site da representante da marca no Brasil. Elas não estão disponíveis em lojas físicas, nem em outros sites de varejo. É importante estar atento para não adquirir imitações e falsificações.
No site oficial, os consumidores podem escolher entre vários kits preparados pela representante, adquirir as panelas individualmente ou montar o próprio conjunto, de acordo com as necessidades da família.
A linha Red Silver pode ser adquirida em até 12 parcelas sem juros com qualquer cartão de crédito. Os consumidores podem igualmente optar por boleto bancário ou transferência via Pix. No site, é possível acompanhar a entrega (emissão da nota fiscal, entrega para a transportadora, etc.).
Com as compras individuais, é possível dimensionar as panelas que devem ser adquiridas, de acordo com as necessidades e a disponibilidade financeira. A linha Red Silver é mais cara do que as panelas de alumínio, mas a durabilidade, a resistência e a qualidade oferecem uma excelente relação entre custo e benefício, proporcionando economia no médio prazo.