Ao escolher a marca de panelas antiaderentes, é preciso estar atento a alguns detalhes.
Ao escolher panelas antiaderentes, naturalmente existem critérios subjetivos, como design, confiança na marca e até as preferências individuais dos cozinheiros. De qualquer forma, a melhor marca precisa oferecer o melhor custo-benefício.
De acordo com as avaliações em sites especializados, as melhores panelas antiaderentes são as produzidas em cerâmica. O material distribui o calor por igual durante o cozimento e não deixa os alimentos grudarem no fundo. Estes utensílios, no entanto, estão entre os mais caros disponíveis no mercado e, para muitos, não são uma opção viável.
O que deve ser verificado
Existem panelas antiaderentes com revestimento cerâmico. Elas são confeccionadas com materiais convencionais, como alumínio e aço inox, e revestidas internamente com a cerâmica. Esta é uma escolha bem mais em conta.
No momento da escolha, os consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes:
- a eficiência das panelas;
- a resistência e a durabilidade dos materiais;
- o design.
Nos últimos anos, um número cada vez maior de consumidores vem dando preferência às panelas produzidas em titânio. O metal é muito mais durável e apresenta algumas vantagens em relação a outros materiais:
- é mais resistente e durável;
- não mancha como o inox, nem se deforma como o alumínio;
- suporta melhor os choques e atritos, tanto durante o manuseio, quanto no armazenamento e em eventuais acidentes na cozinha.
Naturalmente, alguns cozinheiros não abrem mão de alguns produtos, como é o caso de:
- tachos de cobre, para preparo de doces;
- panelas de ferro fundido, para cozimento de carnes e leguminosas.
O cobre apresenta o inconveniente de liberar algumas substâncias durante a cocção e pode prejudicar a saúde humana no médio ou longo prazo. O ferro, ao contrário, é bem-vindo justamente por liberar alguns minerais que previnem doenças, como a anemia.
As duas matérias-primas, no entanto, apresentam alguns inconvenientes. O principal é a distribuição desigual do aquecimento: o ferro demora muito para aquecer e pode ampliar demais o tempo gasto na cozinha. Já o cobre esquenta muito rapidamente e isso pode inclusive causar queimaduras.
O teflon
Trata-se de um material que revolucionou a culinária nos anos 1950. As primeiras panelas de teflon foram lançadas nos EUA e conquistaram milhões de consumidores em todo o mundo justamente por não deixar os alimentos grudarem no fundo.
Mais tarde, no entanto, descobriu-se que o PFOA (ácido perfluorooctanoico), que serve de base para a produção do teflon (o revestimento é feito com PTFE – politetrafluoretileno) apresenta alto potencial cancerígeno. Os riscos ocorrem não apenas com o uso de panelas rachadas ou trincadas, mas pelo próprio PTFE, que, uma vez aquecido, começa a liberar substâncias que se misturam aos ingredientes e prejudicam a saúde.
Portanto, as panelas de teflon são totalmente contraindicadas. Além dos danos à saúde, a maioria dos fabricantes eliminou o PTFE de seus produtos. Os ainda encontrados no mercado costumam ser mais frágeis, com vida útil reduzida: a economia aparente acaba desaparecendo com a necessidade de trocas mais frequentes.
A melhor marca de panelas antiaderentes
Para determinar a melhor marca de panelas antiaderentes, é preciso levar em conta os seguintes critérios:
- custo-benefício;
- durabilidade;
- eficiência no preparo;
- segurança;
- design.
A beleza dos utensílios de cozinha tende a ser desvalorizada pela maioria dos consumidores. No entanto, é preciso considerar o tempo de manuseio – passamos algumas horas do dia cozinhando – e o design contribui para a criatividade e o bem-estar: indiretamente, os cozinheiros acabam tendo melhor rendimento.
A indicação é pelo uso das panelas RedSilver, recém-chegadas ao Brasil. A empresa oferece preços competitivos e mantém bons descontos na compra de kits, mas os consumidores podem formar os próprios conjuntos de acordo com as necessidades de cada família.
As panelas Red Silver são confeccionadas em titânio revestido por três camadas do antiaderente RS Non-Stick, um segredo industrial mantido a sete chaves, mas que oferece praticidade, conforto, segurança e durabilidade, sem o emprego do PTFE.
O revestimento externo das panelas RedSilver é vermelho, com duas linhas cromadas em toda a circunferência das panelas altas, caçarolas e frigideiras. Os cabos e alças retardam o aquecimento e são ergonômicos, proporcionando conforto e segurança durante o manuseio.
Estas panelas são melhores também porque não deixam os alimentos grudarem e dispensam o uso de óleos vegetais, tornando os alimentos mais saudáveis e saborosos. As tampas confeccionadas em vidro facilitam o controle da cocção, sem necessidade de destampar os utensílios para conferir o progresso dos preparos.
A lavagem das panelas é rápida e não obriga ninguém a perder tempo e trabalho na limpeza. As panelas RedSilver podem ser higienizadas apenas com uma esponja macia e sabão ou detergente, sem necessidade do uso de produtos abrasivos ou esponjas de aço.
As avaliações pesquisadas em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, demonstram que as pessoas que adquiriram as panelas RedSilver estão satisfeitas.
A maior parte das reclamações está relacionada aos prazos de entrega, mas o mais importante é que o tempo de resposta da empresa é de apenas 25 horas e mais de 90% dos problemas têm sido resolvidos a contento.
As panelas RedSilver podem ser adquiridas no site oficial: redsilverbrasil.com.br.