Uma boa opção é a RedSilver, uma linha de panelas que não solta resíduos nos alimentos.
As panelas RedSilver são uma excelente opção para os cozinheiros. Elas recebem um revestimento antiaderente bastante eficiente (conhecido como RS Non-Stick) que não solta resíduos, interferindo nas receitas e, principalmente, prejudicando a saúde humana.
Preparar refeições de qualidade está na dependência de uma série de pré-requisitos – entre eles, boas receitas, habilidades culinárias e ingredientes selecionados. Mas, no que se refere à segurança e à saúde, a escolha dos utensílios – panelas e talheres – também pode fazer toda a diferença.
Os resíduos
Quase todas as panelas deixam resíduos durante o cozimento. Os mais comuns são os seguintes:
• cobre – é um elemento importante para o organismo, mas o excesso (ou, mais frequentemente, a incapacidade de excretar o mineral) pode causar problemas renais e urinários, anemia hemolítica e doença de Wilson. Vale lembrar que o latão, usado em algumas panelas mais baratas, é uma liga de cobre e zinco;
• alumínio – o metal está associado a transtornos de hiperatividade e de aprendizado. A maioria dos problemas ocorre com o cozimento frequente de alimentos ácidos (com pH baixo, como o tomate, por exemplo) em panelas de alumínio.
O alumínio também pode estar associado ao mal de Alzheimer. Ainda não foram comprovados os efeitos dos resíduos, mas autópsias revelaram que portadores da doença apresentam maior concentração do metal no cérebro.
Na verdade, quase todas as panelas soltam resíduos nos alimentos, seja durante o cozimento, seja na conservação. O único material totalmente seguro é o vidro, mas os utensílios são mais caros e pesados. Além disso, as panelas de vidro também queimam o alimento com muito mais facilidade.
É importante considerar que os cozinheiros (e chefes de família em geral) também precisam estar atentos a outros utensílios, além das panelas, que também soltam resíduos. A maioria dos plásticos no Brasil contém bisfenol-A, uma substância comprovadamente cancerígena que pode contaminar os alimentos quando o pote é levado ao micro-ondas, por exemplo.
Os antiaderentes
Resta procurar soluções que acelerem os processos na cozinha e não liberem substâncias nocivas para a saúde humana. As melhores opções são as mais caras – em alguns casos, muito mais caras: aço inox e cerâmica.
O aço inox, além de ser mais caro, tende a formar manchas escuras com o uso frequente e também não é indicado para frituras por imersão, porque o material se aquece muito rápido e pode queimar os ingredientes, além de degradar o óleo com facilidade; com isso, os alimentos absorvem gorduras saturadas, prejudiciais ao organismo.
Eventualmente, dependendo da liga com a qual são fabricadas, as panelas de inox podem soltar resíduos de cromo, ferro e níquel. Este último, especialmente, está associado a algumas alergias de pele. Em excesso, apesar de fundamental para o bom funcionamento do organismo, o cromo pode causar uma série de pequenos transtornos, como enjoos, tonturas, dores de cabeça, etc.
As panelas de cerâmica são oferecidas no mercado quase sempre a preços proibitivos. Elas têm inúmeras vantagens, mas também são um pouco mais frágeis: os cozinheiros precisam ter cuidados com choques e quedas, que podem causar danos irreversíveis.
As panelas antiaderentes são práticas e fáceis de lavar. O consumidor deve ficar atento para não comprar produtos com revestimento feito à base de PFOA (ácido perfluorooctano) e PTFE (politetrafluoretileno), duas substâncias presentes nos artigos de teflon que são tóxicas e soltam resíduos com extrema facilidade.
As panelas RedSilver
Uma solução com bom custo-benefício são as panelas com revestimento cerâmico (não totalmente confeccionadas com o material) e aplicação de camadas antiaderentes. A linha RedSilver é produzida em titânio, um metal inerte (que não solta resíduos nem causa danos à saúde), revestida internamente com cerâmica e três camadas de um antiaderente conhecido como RS Non-Stick.
A linha RedSilver é comercializada principalmente através do site oficial da marca: https://redsilverbrasil.com.br
Além de não soltar resíduos potencialmente tóxicos ou danosos para a saúde no médio e longo prazos, as panelas RedSilver também proporcionam outros benefícios:
- não deixam os alimentos grudarem;
- dispensam o uso de óleo no preparo dos alimentos;
- podem ser usadas em fogões a gás, elétricos, por indução, etc.;
- as técnicas de produção garantem maior resistência e durabilidade;
- o design é bonito e atraente, contribuindo para a decoração das cozinhas.