Praticidade, durabilidade e segurança: descubra os segredos do antiaderente da linha Red Silver.
A praticidade do revestimento antiaderente nas panelas foi uma verdadeira revolução nas tarefas domésticas do dia a dia. Sem deixar nada ficar grudado, elas tornam os procedimentos culinários mais rápidos e confortáveis. E, com as panelas Red Silver, os cozinheiros ganham também em durabilidade e segurança.
As primeiras panelas antiaderentes eram revestidas com um polímero cujas aplicações industriais, nos EUA, se tornaram viáveis ainda nos anos 1930: era o popular teflon, nome comercial do politetrafluoretileno (PTFE). O sucesso foi tão grande e instantâneo que “teflon” e “antiaderente” se tornaram sinônimos.
As desvantagens do teflon
O PTFE, no entanto, rapidamente mostrou os pontos contrários. Empregado originalmente como vedante, em função da resistência a altas temperaturas e baixo coeficiente de atrito, o polímero mostrou-se bastante eficaz como revestimento antiaderente, mas rapidamente surgiram desvantagens.
A primeira delas é que o material semirrígido apresenta baixa elasticidade. Por isso, o revestimento das panelas é frágil e facilmente suscetível a danos, como arranhões. Mesmo assim, nos anos 1940 e 1950, muitos consumidores preferiam adquirir as panelas de teflon mesmo sabendo que teriam de trocá-las em um período muito curto, dificilmente ultrapassando dez ou 12 meses de uso.
Há outros problemas: uma vez arranhado, o PTFE libera fragmentos de microplástico que se misturam aos ingredientes culinários, comprometendo o aroma, o sabor e, muitas vezes, também a aparência das refeições. Além do desgaste pelo uso, os arranhões também podem ser provocados por utensílios metálicos pontiagudos, empilhamento nos armários de cozinha, etc.
O principal malefício, no entanto, está no fato de que, uma vez arranhado – mesmo no caso de microrranhuras –, o PTFE, ao ser aquecido no fogão, passa a liberar o PFOA (sigla em inglês para ácido perfluorooctanoico), um gás comprovadamente prejudicial à saúde humana.
A inalação por períodos prolongados do PFOA causa a chamada “febre do teflon”, com sintomas respiratórios (dor de cabeça, coriza, tosse, espirros, febre, etc.). No médio prazo, a ingestão do gás está associada a transtornos no fígado, rins e tireoide, comprometimentos da fertilidade e do desenvolvimento dos fetos e alguns tipos de câncer (bexiga, testículo, ovário e próstata).
O descarte das panelas de teflon também passou a ser um problema. O PTFE contamina o solo e a água, apresentando longa vida. Nos EUA, já foram identificados diversos cursos d’água contaminados com a substância.
As mudanças
A partir dos anos 1990, a indústria passou a pesquisar outros tipos de antiaderentes, já que os consumidores não queriam renunciar ao conforto e praticidade das panelas “que não deixam nada ficar grudado”. Outros tipos de revestimento foram desenvolvidos.
No Brasil, o teflon ainda é permitido pela legislação, apesar de o material já ter sido banido em países como Japão e Holanda, assim como em vários estados dos EUA. Os consumidores devem evitar estas panelas, ou usá-las apenas com utensílios de madeira ou silicone, não as empilhar na hora de guardar e descartá-las ao primeiro sinal de desgaste do revestimento.
Uma das opções mais seguras, duráveis e resistentes ao PTFE é o revestimento cerâmico. A cerâmica, material usado pela humanidade desde antes do surgimento das primeiras civilizações, é naturalmente antiaderente e, de acordo com o tratamento recebido, pode se tornar praticamente inerte, não interferindo com o resultado dos preparos culinários.
As panelas RedSilver
O poder antiaderente das panelas RedSilver é o RS Non Stick, um revestimento cerâmico cujos detalhes de produção são mantidos a sete chaves. A escolha pelo revestimento – e não pela cerâmica em si – visa reduzir o custo de produção e, portanto, o preço final aos consumidores.
Estas panelas são confeccionadas com uma liga especial de titânio, um metal bastante resistente, que garante a durabilidade por longos anos. Ao contrário do alumínio, ele é seguro para a saúde e para o meio ambiente. Além disso, é menos suscetível a manchas e arranhões do que o aço inox.
O revestimento é aplicado de forma homogênea, impedindo irregularidades na superfície das panelas. O resultado é que nada fica grudado nas panelas RedSilver – o “teste do ovo frito” conforme pode ser visualizado no vídeo abaixo:
Mas as panelas Red Silver apresentam diversos outros benefícios para os cozinheiros e suas famílias:
- elas são totalmente livres de PTFE e PFOA, eliminando os riscos para a saúde e o meio ambiente;
- são dimensionadas com muita robustez, para permitir os “desafios” do dia a dia na cozinha. Elas são bastante resistentes a choques e quedas;
- dispensam o uso de óleo. Em função do revestimento cerâmico antiaderente, não é preciso usar óleo ou outras gorduras para os preparos. É possível preparar grelhados e refogados mais saborosos e saudáveis. As panelas Red Silver contribuem inclusive para manter a boa forma física – ou para perder os quilinhos extras obtidos com o consumo excessivo de gorduras;
- são compatíveis com todos os tipos de fogões. As panelas Red Silver podem ser usadas em fogões elétricos, a gás e, graças ao fundo chato reforçado, também nos modernos equipamentos por indução eletromagnética;
- a lavagem é muito mais simples: basta usar esponja macia e detergente neutro. Por dispensar o uso de óleo, a limpeza se torna muito fácil e prática, dispensando o uso de abrasivos, como esponjas de aço e saponáceos. A Red Silver garante economia também na compra dos produtos de limpeza.
Mais benefícios da RedSilver
Além de todas essas vantagens, as panelas Red Silver são produzidas com características ergonômicas que facilitam o manuseio. Os cabos e alças são emborrachados, garantindo conforto e segurança durante os preparos culinários.
As tampas das panelas são produzidas em vidro temperado, que permite a inspeção dos cozimentos sem necessidade de destampar os utensílios e perder um calor precioso para os preparos. Todos os detalhes da RedSilver foram pensados para garantir excelentes experiências no preparo das refeições.
As panelas RedSilver são comercializadas exclusivamente através do site oficial da representante da marca. Elas não estão disponíveis em lojas físicas, nem outros sites de varejo. Ao centralizar as vendas em apenas um canal, estão garantidos preços compatíveis com a qualidade e, desta forma, evitam-se também as falsificações.
Na hora de organizar a cozinha, as panelas Red Silver certamente são a melhor opção. Além do excelente custo-benefício, da qualidade e da durabilidade, as frigideiras, caçarolas, formas e panelas apresentam um visual exclusivo, com o vermelho do revestimento cerâmico antiaderente contrastando com o cinza-chumbo do metal. Um anel cromado é o toque final para o design dos utensílios.